As peças de vidro estão presentes em diversos projetos atualmente. Elas promovem decoração, sofisticação e elegância, sem abrir mão de praticidade. Entretanto, escolher qual o melhor tipo de vidro para cada situação não é fácil.
Um dos requisitos básicos ao utilizar vidro em projetos é a segurança. Posso utilizar qualquer tipo de vidro em um tampo de mesa? E em um guarda corpo de uma escada ou sacada? A resposta é não. Existem vidros com características específicas para essas aplicações, os quais irão garantir além do visual, a segurança dos usuários desses produtos. Aí entram os vidros de segurança.
O que são vidros de segurança e como são feitos?
Os vidros de segurança, como o próprio nome já diz, são mais seguros e resistentes que os demais. Para receberem a característica de “segurança” eles passam por algum tipo de processo de endurecimento afim de criar maior resistência final, aumentando sua capacidade de absorver a impactos. Sua principal característica é, em caso de alguma quebra ou acidente, minimizar os riscos a quem está ao seu redor.
Um vidro comum, por exemplo, não oferece nenhuma resistência a impactos e quando danificado pode gerar os temidos “cacos de vidro” que podem facilmente machucar o usuário.
Para fabricar um vidro de segurança, o aquecemos e o resfriamos rapidamente (processo de têmpera) tornando o vidro muito mais resistente que o vidro comum. Também podemos juntar placas de vidro comum unindo-as com resina fazendo com que esse sanduíche (processo de laminação) além de aumentar a resistência não deixe os pedaços de vidro se espalharem quando quebrados.
Benefícios do vidro de segurança
Quando um projeto começa a ser desenhado, os detalhes são elementos superimportantes para estruturar o todo, ou seja, são responsáveis por definir o estilo adotado e o tipo de segurança que irá necessitar.
Os principais benefícios são:
-Manter a integridade física das pessoas em caso de quebra;
-Manter as características do vidro em peças que necessitam de resistência.
-Proteção a altas temperaturas;
-Proteção quanto a vandalismo;
Na sequência iremos falar dos tipos de vidro de segurança, e vale lembrar que dependendo do tipo teremos determinados benefícios, ou seja, não temos um vidro de segurança que atenda todos. Por isso da importância da escolha do vidro certo para a aplicação necessária.
Quais vidros de segurança utilizar
Há no mercado algumas opções de vidros de segurança para utilizar em determinadas instalações. Os mais populares e que estão presentes em diversos projetos são:
-Vidro temperado – 5x mais resistente que os demais, muito utilizado em vitrines, muros de vidro, tampos de mesa, divisórias, entre outros;
-Vidro laminado – produzido em camadas, também apresenta alta resistência à impactos e promove o isolamento acústico e térmico. Utilizado geralmente em guarda corpos, pisos, escadas e coberturas.
Quero garantir a segurança do meu produto!
Se você também deseja adquirir as melhores peças de vidro para a sua empresa ou para o seu cliente, saiba que a Tecnovidro trabalha com vidros temperados e laminados de alta qualidade.
Presente em diversos segmentos e ramos da indústria, a Tecnovidro possui um lema:
Qualidade em tudo o que faz!
Ficou interessado, entre em contato conosco.
Redes
Sociais